Blog

25 de Maio de 2020

Recuperação estrutural em condomínios: prevenir é melhor que remediar

Trincas, fissuras e rachaduras são problemas comuns e que podem aparecer nas estruturas de concreto. Muitas vezes, essas trincas surgem devido às alterações climáticas e desgastes que podem ocorrer ao longo do tempo, ou até mesmo por falhas na obra ou devido a falta de manutenção adequada. 

Geralmente o concreto é o elemento mais utilizado nas grandes estruturas e para a construção de condomínios, porém, o aspecto desgastado traz a sensação de insegurança para o morador. Nesse caso, o ideal é realizar um processo de prevenção de rachaduras e trincas, que é feito através da recuperação estrutural da superfície.

Como evitar problemas na estrutura de concreto através da recuperação estrutural?

As trincas ou fissuras podem ser um sinal de que alguma coisa está errada na estrutura do prédio, muitas vezes elas são causadas por dilatações do solo, porém, o ideal é prevenir o problema, realizando uma vistoria que pode ser feita a cada cinco anos e se necessário, recuperar as estruturas. 

Em alguns casos, essas trincas podem atingir vigas e pilares, causando um problema mais sério, podendo indicar até mesmo um possível desabamento caso a estrutura não seja tratada. 

Muitos especialistas costumam fazer uma analogia entre uma estrutura de concreto e o corpo humano. Nesse caso, as trincas são como se fossem os sintomas de uma doença pré-existente, que pode ser uma simples gripe ou até um câncer terminal na estrutura.

O ideal, nesse caso, é buscar ajuda o mais rápido possível e identificar o problema para que essa estrutura possa ser “medicada”. É necessário fazer uma análise técnica da estrutura e descobrir quais os fatores que podem impulsionar o aparecimento dessas complicações.

Muitas vezes, infiltrações, dilatações e retrações térmicas podem ser o motivo do surgimento das trincas, nesse caso, apenas uma análise minuciosa é capaz de analisar a gravidade do problema e informar a melhor maneira de reforçar e recuperar a estrutura. 

Realizar uma manutenção preventiva pode ser a solução!

São muitos os condomínios que não investem em uma manutenção preventiva, porém, muitas vezes isso pode ser um erro e até mesmo, custar a vida dos moradores. Realizar uma manutenção do condomínio é a melhor maneira de conservar sua vida útil. 

Esse serviço tem como objetivo evitar ou reduzir possíveis problemas no imóvel. Como o próprio nome sugere, a manutenção preventiva é uma maneira de prevenir que falhas aconteçam. 

Para que esse procedimento seja possível, é necessário a realização de uma avaliação com frequência no condomínio. Além disso, os dados estatísticos e o tempo de vida útil dos materiais utilizados podem ser úteis na hora de decidir quais reparos precisam ser realizados com mais urgência. 

Essa manutenção precisa priorizar qualquer intervenção que previna e corrija as possíveis complicações e podem ser realizadas de acordo com o tipo de instalação, podendo ser realizadas na fachada e estrutura dos edifícios, nos elevadores, sala de máquinas, instalações elétricas e hidráulicas, cobertura, além de outras áreas importantes. 

A manutenção preventiva é uma norma regulamentada através da NBR 5674, que prevê o direcionamento para garantir a usabilidade e saúde do imóvel com segurança. 

Para isso, é necessário realizar um planejamento e conservar a capacidade funcional do condomínio e garantir a segurança dos moradores, funcionários e usuários do edifício.

Realizar as análises técnicas regulares é fundamental para garantir resultados claros e para isso, esse serviço deve ser realizado por profissionais que entendem do assunto, de forma a elaborar o melhor plano de manutenção para o condomínio. 

A Simcon é uma empresa que atua há mais de 15 anos no mercado e é voltada para a criação de soluções técnicas estruturais para os mais variados problemas de engenharia. Ela oferece serviços em todos os segmentos de construção civil, como nas áreas industrial, comercial e residencial, além de recuperação estrutural, reforço e segmento de estruturas especiais.